Governistas se dividem sobre convocação de Bolsonaro para depor na CPMI dos atos terroristas de 8 de janeiro
Parte quer chamar Bolsonaro já na abertura dos trabalhos e outra prefere adiar seu depoimento. Há ainda quem ache que Bolsonaro só deve ser chamado se a oposição tentar culpar Lula
247 - Uma ala da base governista da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Atos Terroristas tem divergido sobre a convocação de Jair Bolsonaro (PL) para depor sobre os atos golpistas. O colegiado será instalado na quinta-feira (25) com o objetivo de investigar os atentados que resultaram na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes por parte de militantes bolsonaristas e de extrema direita, em Brasília, no dia 8 de janeiro.
Segundo a coluna da jornalista Bela Megale, de O Globo, “parte dos senadores, inclusive alguns do PT, defende que os governistas iniciem a comissão em um ‘nível mais elevado’ de debate e não convoque o ex-presidente Bolsonaro para depor, ao menos no início dos trabalhos. A estratégia desse grupo seria ‘mostrar a trilha dos ataques’ à democracia que culminaram no 8 de janeiro, quando os prédios dos Três Poderes foram invadidos”.
Ainda conforme a reportagem, como a ideia é mostrar toda a sequência de atos e ações que resultaram na intentona golpista, Bolsonaro seria convocado em um outro momento dos trabalhos do colegiado. “Além disso, parte dos parlamentares entende que Bolsonaro só deve ser chamado se a oposição tentar culpar o presidente Lula e o ministro da Justiça, Flávio Dino, pelos ataques criminosos. A avaliação desses senadores é que, essa postura poderia ajudar o governo em votações de seu interesse no Congresso”.
Já parte do PT defende que Bolsonaro seja chamado a depor logo no início dos trabalhos da comissão. Parlamentares, como o deputado federal Rogério Correia (PT-MG), pretendem “investigar Bolsonaro como autor intelectual” dos atentados, em função dos seguidos ataques feitos por ele contra as urnas eletrônicas e ao sistema eleitoral, além de solicitar acesso aos inquéritos contra o ex-mandatário que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF).
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: