Governo deve anunciar decisão sobre horário de verão nesta quarta
Em setembro, o ONS já havia apresentado um estudo que apontava a necessidade da volta do horário de verão
247 - O Ministério de Minas e Energia deve anunciar a decisão sobre a volta do horário de verão na próxima quarta-feira (15), informa o G1. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) deve apresentar novos estudos sobre as condições de atendimento de energia aos consumidores e eventuais mudanças no cenário hidrológico. Em setembro, o ONS já havia apresentado um estudo que apontava a necessidade da volta do horário de verão.
No entanto, em entrevista no último dia 8, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o horário de verão só deve voltar em 2024 se for imprescindível. "Isso que estou fazendo é serenidade, equilíbrio, diálogo, para que a gente só faça na imprescindibilidade, se não for imprescindível, vamos esperar o período chuvoso", disse.
O estudo do ONS apontou que a volta do horário de verão pode gerar uma economia de R$400 milhões em 2024. A partir de 2026, essa economia pode chegar a R$1,8 bilhão por ano. Isso ocorre porque o adiantamento dos relógios melhora o aproveitamento das fontes de energia solar e eólica, além de reduzir a demanda em 2,9%. A medida estava em vigor desde 1985, mas foi encerrada durante o governo de Jair Bolsonaro (PL).
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: