Governo Lula precisa abandonar o modelo analógico, afirma Sidônio Palmeira
Novo ministro da Secom defende alinhamento entre gestão e percepção popular e promete evolução na comunicação digital
247 – Escolhido para comandar a Secretaria de Comunicação Social (Secom), o publicitário Sidônio Palmeira declarou nesta terça-feira (7) que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfrenta "problemas" na área de comunicação, mas apontou que essas dificuldades não se restringem à Secom. “Hoje eu estava vendo o ministro Haddad falando, e ele mencionou que há problemas de comunicação no governo. Mas essa comunicação não está apenas na Secom; ela envolve todo o governo. A política, a gestão e a comunicação são interligadas e transversais. É importante que essas áreas trabalhem em conjunto”, disse Sidônio à imprensa. Ele destacou que, no "segundo tempo" do mandato de Lula, será fundamental abandonar práticas "analógicas" e investir na evolução digital.
Sidônio também defendeu que o governo precisa melhorar a comunicação de políticas públicas e serviços essenciais. “É importante que a gestão comunique como as pessoas estão sendo atendidas, por exemplo, na saúde, ou onde se vacinar. Isso não depende apenas da Secom; pode envolver aplicativos e outras formas de comunicação. Precisamos evoluir nessa área digital.”
Críticas internas e alinhamento de expectativas
As críticas recentes feitas pelo presidente Lula à comunicação do governo não passaram despercebidas por Sidônio. Em dezembro, durante um seminário do Partido dos Trabalhadores, Lula afirmou que sua gestão não tem conseguido comunicar adequadamente as entregas realizadas. “Já fiz mais entregas de políticas públicas do que nos oito anos anteriores, mas não estamos organizados para fazer a revolução digital necessária”, criticou o presidente na ocasião.
O novo ministro reconheceu a necessidade de ajustar a comunicação para alinhar expectativas e percepção popular. “Existe uma expectativa grande com o governo, a gestão e a percepção popular. Precisamos equilibrar essas três coisas. Esse é o nosso desafio”, afirmou Sidônio.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: