HOME > Brasil

Governo reage ao assassinato de brasileiro no Líbano por Israel e condena bombardeios

Ali Kamal Abdallah, de 15 anos, foi vítima dos intensos bombardeios israelenses na região. Governo Lula reitera cobrança pelo fim das hostilidades

Mauro Vieira, Lula e bombardeio ao fundo (Foto: ABr | Ricardo Stuckert/PR | REUTERS/Mohammed Salem)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 - O governo Lula (PT) divulgou, nesta quinta-feira (26), uma nota lamentando a morte do adolescente Ali Kamal Abdallah, de 15 anos, natural de Foz do Iguaçu, que faleceu no Vale do Bekaa, no Líbano, em decorrência dos bombardeios aéreos israelenses. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o jovem e seu pai, de nacionalidade paraguaia, foram atingidos por uma explosão resultante dos ataques aéreos na segunda-feira (23). A Embaixada do Brasil em Beirute está prestando assistência à família do adolescente. 

No texto, a pasta, chefiada por Mauro Vieira, destacou que o pai de Ali Kamal também perdeu a vida na mesma explosão e que "ao solidarizar-se com a família, o governo brasileiro reitera sua condenação, nos mais fortes termos, aos contínuos ataques aéreos israelenses contra zonas civis densamente povoadas no Líbano e renova seu apelo às partes envolvidas para que cessem imediatamente as hostilidades", diz a nota. 

Em meio à escalada do conflito, o presidente Lula criticou a postura do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. Durante uma entrevista em Nova York, Lula afirmou que Netanyahu não cumpre as resoluções da Organização das Nações Unidas (ONU) e que o comportamento de Israel "não tem o apoio da maioria do povo, que não concorda com esse genocídio". O presidente também ressaltou que a situação atual reforça a necessidade de fortalecer a ONU, de modo a torná-la ”mais forte e atuante".

As tensões aumentaram na região, especialmente após o chefe do Exército de Israel alertar suas tropas sobre uma possível entrada por terra no Líbano, em uma ofensiva contínua contra o grupo Hezbollah. Enquanto isso, as Forças Armadas israelenses continuam a mobilizar tropas da reserva para o norte do país, onde ocorrem confrontos transfronteiriços com o Hezbollah, sinalizando para uma possível invasão do Líbano por via terrestre. 

Leia a íntegra da nota do Ministério das Relações Exteriores. 

"O governo brasileiro tomou conhecimento, com profundo pesar, da morte, no Vale do Bekaa, Líbano, do adolescente brasileiro Ali Kamal Abdallah, de 15 anos de idade, natural de Foz do Iguaçu. O menor e seu pai, de nacionalidade paraguaia, foram atingidos por explosão como resultado dos intensos bombardeios aéreos israelenses na região, na segunda-feira. A Embaixada do Brasil em Beirute está prestando assistência aos familiares do menor. O pai do adolescente também faleceu como resultado da explosão.

Ao solidarizar-se com a família, o Governo brasileiro reitera sua condenação, nos mais fortes termos, aos contínuos ataques aéreos israelenses contra zonas civis densamente povoadas no Líbano e renova seu apelo às partes envolvidas para que cessem imediatamente as hostilidades".

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados