HOME > Brasil

Hacker Walter Delgatti é considerado bomba-relógio e apavora bolsonaristas

Temor é de que o hacker, que se aliou a Zambelli e Bolsonaro, revele detalhes do roteiro golpista de ataques às urnas

Jair Bolsonaro e Walter Delgatti (Foto: Reuters/Adriano Machado | Reprodução)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Para além das providências a tomar após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) oficializar a inelegibilidade de Jair Bolsonaro (PL) nesta sexta-feira (30), sua defesa tem mais um assunto com o qual se preocupar: Walter Delgatti Neto. O hacker, responsável por obter as mensagens que dera origem à ‘Vaza Jato’, foi preso na última quarta-feira (28) por descumprir medidas judiciais.

Delgatti preocupa o entorno de Bolsonaro pelo seguinte: “pode revelar de detalhes do roteiro golpista de ataques a urnas eletrônicas à invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em janeiro deste ano”, explica Andréia Sadi, do g1. O medo é que o hacker feche uma delação premiada com a Justiça. 

“Delgatti já revelou que estava trabalhando para Carla Zambelli e foi levado pela deputada para um encontro com Bolsonaro no Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República, em agosto de 2022, em meio à campanha eleitoral. Na ocasião, o núcleo bolsonarista quis saber detalhes do sistema de urnas eletrônicas. Desde então, o hacker não saiu do núcleo bolsonarista, e foi parar na mira da PF por outro motivo: a invasão dos sistemas do CNJ para inclusão de um falso mandado de prisão expedido pelo ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), contra si mesmo”, complementa a jornalista.

A avaliação é de que a prisão de Delgatti pode sim respingar em Bolsonaro. À jornalista, o advogado do ex-mandatário e seu ex-ministro Fabio Wajngarten já tratou de distanciar o hacker da imagem de Bolsonaro, dizendo que “a campanha nunca contratou Delgatti e que o encontro no Alvorada se tratou de uma tentativa de pessoas de buscar protagonismo – referindo-se a Zambelli sem citar o nome da deputada”.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: