Incêndios em Goiás deixam céu de Jataí laranja, forçando suspensão de aulas e uso de máscaras
Cidade no sudoeste de Goiás registrou 244 focos de incêndio em 24 horas
247 - A cidade de Jataí, no sudoeste de Goiás, enfrentou uma grave crise ambiental nesta segunda-feira (9), quando o céu amanheceu tingido de laranja devido à intensa poluição causada pelos incêndios na região. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o município liderou o ranking de focos de incêndio no estado, registrando 244 novos focos entre domingo (8) e segunda-feira (9).
A situação crítica levou a prefeitura a suspender as aulas nas escolas municipais por tempo indeterminado, e instituições de ensino superior, como a Universidade Federal de Jataí (UFJ), também interromperam suas atividades. "Considerando a quantidade de fumaça, cinzas e poeira, será necessário liberar os estudantes", destacou o comunicado da UFJ.
Moradores de Jataí relataram, através de vídeos enviados à TV Anhanguera, que a cidade amanheceu coberta por fuligem e uma espessa fumaça. Muitos foram às ruas usando máscaras para se protegerem da poluição.
A cor inusitada do céu é explicada pela meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo. Ela esclarece que um bloqueio atmosférico está mantendo uma massa de ar seco e quente estagnada sobre a região, dificultando a dispersão dos poluentes. "A coloração alaranjada e avermelhada do céu é resultado da interação da luz com as partículas de poluição que ficam concentradas nas camadas mais baixas da atmosfera", afirmou.
Com a proporção de áreas queimadas já superior à do perímetro urbano, a situação despertou a atenção do Comitê Estadual de Gestão de Incêndios Florestais. Além de Jataí, outras cidades de Goiás, como Rio Verde e Mineiros, também sofrem com os incêndios, que estão se prolongando devido à estiagem e as altas temperaturas na região.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: