Indígenas Guarani e Kaiowá são alvo de ataques violentos em Douradina (MS)
Ministério dos Povos Indígenas repudiou a violência contra os indígenas Guarani Kaiowá
247 - Dez indígenas ficaram feridos após sofrerem ataques na terra indígena Lagoa Panambi, em Douradina, Mato Grosso do Sul, na tarde de sábado (3), informou o o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib).
Segundo os relatos, ruralistas armados em caminhonetes atiraram contra indígenas da etnia Guarani e Kaiowá. As imagens recebidas mostram indígenas ensanguentados e feridos. “A Força Nacional simplesmente se retirou do local e deixou as comunidades totalmente desprotegidas ao ataque dos capangas e ruralistas”, denunciou a Apib nas redes sociais.
Em uma ação conjunta do governo federal, deliberada na sala de situação criada para o acompanhamento de conflitos fundiários, foi decidido que uma equipe ficará permanentemente próxima às áreas de conflitos para deslocamento imediato em casos como esses.
Em nota, o Ministério dos Povos Indígenas repudiou a violência contra os indígenas Guarani Kaiowá. As retomadas estão sendo realizadas em território já delimitado pela Funai em 2011. O documento segue válido, porém, o andamento do procedimento demarcatório se encontra suspenso por ordem judicial.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: