TV 247 logo
    HOME > Brasil

    Ipec: aprovação ao governo Lula sobe seis pontos entre quem ganha mais de cinco salários mínimos

    Presidente Lula completa cinco meses com índice superior aos registrados no início dos governos Bolsonaro, Temer e Collor

    Carlos Fávaro, Tarciana Medeiros, Lula, Jerônimo Rodrigues e Rui Costa (Foto: Ricardo Stuckert)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - Nova pesquisa divulgada pelo Ipec revelou um aumento na aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entre os que possuem superior a cinco mínimos por mês. O percentual de pessoas que consideram o governo "bom" ou "ótimo" subiu de 30% para 36%.

    No geral, os que avaliam positivamente a administração do presidente Lula diminuíram de 39% para 37% em relação a abril. Aqueles que consideram o governo como “regular” passaram de 30% para 32%.

    Com esses resultados, o terceiro mandato do presidente Lula completa cinco meses com índices de aprovação superiores aos registrados no início dos governos de Jair Bolsonaro (PL), Michel Temer (MDB) e Fernando Collor de Mello (PTB). Isso é evidenciado pela comparação entre a série histórica do Ibope Inteligência e o levantamento do Ipec, que reúne ex-executivos do instituto que encerrou suas atividades em 2021.

    >>> “Pesquisa Ipec é boa para o governo Lula e avaliação positiva vai melhorar ainda mais”, diz Paulo Pimenta ao 247

    O desempenho do presidente Lula no terceiro mandato fica atrás dos primeiros mandatos de Fernando Henrique (42% de ótimo ou bom em junho de 1995), do próprio presidente Lula (43% em junho de 2003) e de Dilma (48% em julho de 2011), que possui o maior índice da série histórica do Ibope.

    É importante ressaltar que o programa do governo para reduzir os preços dos carros populares foi anunciado em 7 de junho, no último dia em que o pesquisador do Ipec participou de entrevistas. Portanto, apenas uma parcela residual dos aceitou à pesquisa com essa informação em mente, embora o plano de redução de preços já estivesse sendo divulgado.

    Márcia Cavallari, CEO do Ipec, analisou as oscilações na aprovação do governo e indicou que elas podem ser resultado de uma acomodação natural da avaliação inicial do governo e do ajuste entre desejo e recepção. Além disso, embora haja alguns indicadores positivos recentes, os efeitos dessas melhorias ainda não foram percebidos na prática pelos consumidores.

    >>> Pesquisa Ipec mostra que 41% dos que votaram em Bolsonaro já têm visão positiva ou neutra em relação a Lula

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: