Judeus de Esquerda acusam presidente da Conib de de 'visão racista' sobre os palestinos, alvos de genocídio
O dirigente da confederação israelita afirmou que "o palestino é esmagadoramente violento, misógino, homofóbico e antidemocrático"
247 - O coletivo Judias e Judeus pela Democracia de SP criticou o presidente da Confederação Israelita do Brasil (Conib), Claudio Lottenberg, por afirmar que "o palestino é esmagadoramente violento, misógino, homofóbico e antidemocrático".
"Ao tratar o movimento nacional palestino como um bloco monolítico e responsabilizar todo o povo pelas ações de seus líderes, projetando nele a origem de todo o mal, o autor deslegitima a luta palestina por sua autodeterminação a partir de uma visão racista", disse ele o coletiva, seugndo a coluna de Mônica Bergamo.
No texto, publicado no Portal UOl, com o título "Colocando os pingos nos is", o dirigente da Conib questionou "o posicionamento dos que se dizem progressistas diante da questão palestina e da guerra em Gaza". "Tudo o que os progressistas afirmam endossar é traído e cuspido pelo palestinismo. O movimento nacionalista palestino é um movimento de libertação nacional, mas não é um movimento pela libertação das pessoas. Todas as evidências são de que os palestinos em uma Palestina independente apoiada pelo Hamas e pelo Irã não seriam mais livres e provavelmente menos livres do que são agora".
Em outro trecho, posteriormente retirado do artigo, Lottenberg escreveu: "o palestino é esmagadoramente violento, misógino, homofóbico e antidemocrático", questionando se faria sentido incluir na agenda progressista a pauta da existência de um estado Palestino sem questionar estas características".
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: