Julgamento televisionado deve enterrar popularidade de Bolsonaro
Avaliação de governistas é de que o julgamento no Supremo deverá minar o potencial eleitoral de Bolsonaro e seu grupo
247 - Interlocutores do Palácio do Planalto avaliam que a transmissão televisionada do julgamento de Jair Bolsonaro (PL) vai enterrar a popularidade do ex-presidente. Segundo membros do governo, a transmissão do julgamento na televisão e nas redes sociais reproduzirá um clima semelhante ao da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, que afetou a popularidade de Bolsonaro .As informações são do jornalista Paulo Cappelli, do Metrópoles.
A denúncia formal da PGR envolve Bolsonaro e mais 33 pessoas, acusados de crimes como abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa armada e tentativa de golpe de Estado. A denúncia também aponta outros crimes, incluindo danos ao patrimônio da União. Embora o STF tenha aberto o processo para a defesa de Bolsonaro, o julgamento ainda não tem data definida. O próximo passo da Corte será ouvir os advogados do ex-presidente e decidir se ele e os demais denunciados se tornarão réus. Se houver uma condenação, a prisão de Bolsonaro dependerá do esgotamento dos recursos.
Dentre os elementos que prometem dar visibilidade e atrito ao julgamento, destaca-se a delação de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. O depoimento do tenente-coronel inclui declarações explosivas, como a acusação de que o ex-presidente teria cogitado prender o ministro do STF, Alexandre de Moraes, e até mesmo alterado um documento que sugeria a detenção do magistrado e a convocação de novas eleições. As revelações de Cid têm gerado grande repercussão e devem intensificar o clima de confronto durante o julgamento, especialmente com a provável repercussão nas transmissões ao vivo.
Outro ponto sensível na delação de Mauro Cid é a acusação de que Michelle Bolsonaro, ex-primeira-dama e futura candidata do PL ao Senado no Distrito Federal, teria incentivado o marido a adotar medidas mais extremas. A defesa de Michelle, que se apresenta como uma aposta do partido para atrair o eleitorado feminino, pode ser afetada por essas declarações, uma vez que o partido busca fortalecer sua imagem com vistas às próximas eleições.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: