Lenio Streck diz que Lula não pode recusar progressão penal, mas pode desobedecer
De acordo com o jurista Lenio Streck, "dogmaticamente, Lula pode recusar a progressão? Não. Mas, sob principiologia constitucional, pode resistir/desobedecer. Esse é o ponto"
247 - O jurista Lenio Streck afirmou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não pode recusar a progressão de sua pena para o regime semiaberto, mas, "sob principiologia constitucional, pode resistir/desobedecer".
"Mas c'est la vie. Lula pode recusar-se a progredir? Questão interessante. A meu juízo, não pode recusar a progressão. Como não se pode querer ser preso, por exemplo. O Estado não pode simplesmente aceitar encarceramento voluntário", escreveu o jurista no Twitter.
De acordo com o jurista, "o caso do ex-Presidente é inusitado". "Penso que não pode recusar, repito. Mas aí volta a aporia, o dilema: vão conduzi-lo coercitivamente pra fora? Curioso, não? Caso trágico. Tragic case. Mas aí volto. A resposta está... na CF. Não se pode recusar a liberdade? Não", continuou.
"Mas é possível que se esteja inaugurando um caso de desobediência civil. § 2º do art. 5º da CF. Dogmaticamente, Lula pode recusar a progressão? Não. Mas, sob principiologia constitucional, pode resistir/desobedecer. Esse é o ponto", acrescentou.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: