Lewandowski "é o nome mais provável" para o Ministério da Justiça, mas composição da pasta segue em discussão
Aliados de Dino defendem que, se Lewandowski for o escolhido, Cappelli, atual número 2 do ministério, assuma a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp)
247 - Entre os aliados do presidente Lula (PT), o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski surge como o favorito para assumir o Ministério da Justiça. Atualmente no cargo, o ministro Flávio Dino (PSB) foi indicado a uma vaga no Supremo e será sabatinado no Senado nesta quarta-feira (13).
A saída de Dino levantou discussões entre as alas da esquerda sobre quem ocuparia a posição vaga, mas aliados de Lula parecem convergir para o nome de Lewandowski como um consenso, segundo relata Andréia Sadi, do g1. Um interlocutor próximo a Lula afirmou que Lewandowski é "sem dúvida o nome mais provável". No entanto, ressaltou que existem muitos detalhes a serem discutidos entre Dino e Lewandowski. "É cedo para afirmar algo definitivo".
Lewandowski, ao ser abordado sobre o assunto na semana passada, negou qualquer sondagem ou convite. No entanto, pessoas próximas a ele acreditam que um convite de Lula seria "praticamente irrecusável".
O Ministério da Justiça é uma pasta de extrema importância no Executivo, desempenhando papel fundamental na articulação entre os poderes. Especula-se que a decisão de Lula possa ser adiada para janeiro. Caso a nomeação se concretize, aliados de Dino defendem que Ricardo Cappelli, atual secretário-executivo do Ministério da Justiça, assuma a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: