Lindbergh sobre Armínio Fraga: 'se comporta como uma viúva do Consenso de Washington'
Segundo o deputado, o ex-presidente do BC defende os interesses do mercado e “desconsidera resultados econômicos que impactam fortemente a vida do povo”
247 - O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) criticou a entrevista dada pelo ex-presidente do Banco Central, Armínio Fraga, ao Jornal Folha de São Paulo, publicada no último sábado. O economista defendeu os interesses do mercado e afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “corre risco de fiasco político se errar no Banco Central”. Para Lindbergh, Fraga desconsidera os resultados econômicos positivos do governo Lula, além de apenas “defender essa política monetária inaceitável do BC e o aperto fiscal com cortes sociais”.
“Entrevista de Armínio Fraga hoje na Folha desconsidera resultados econômicos que impactam fortemente a vida do povo: como crescimento da renda familiar em mais de 11% em 2023 e o menor desemprego(7,5% em Abril) desde 2015. Foram 1,7 milhões de empregos formais anunciados pelo CAGED nos últimos 12 meses. É uma entrevista para defender essa política monetária inaceitável do BC e aperto fiscal com cortes sociais”, escreveu o parlamentar no X, antigo Twitter.
“Nem uma palavra sobre as manipulações do mercado como a que aconteceu no último boletim Focus quando uma instituição apostou numa inflação de 8% no fim de ano só para influenciar a subida dos juros pelo COPOM. Outro ponto importante é que a entrevista revela um ressentimento de uma viúva do Consenso de Washington que anunciava um neoliberalismo radical nos anos 90. Isso não existe mais no mundo que Armínio idealizava. Daí o amargor e as críticas ao ‘protecionismo’ dos EUA e da China”, completou Lindbergh.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: