Lira anuncia acordo com oposição e PT deve ocupar 2ª Secretaria da Mesa Diretora
Pelo acordo construído entre os líderes dos dois blocos partidários, as legendas de oposição terão pelo menos dois dos seis cargos disponíveis, além de metade das suplências
Agência Câmara com 247 - O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta terça-feira (2) que os líderes dos dois blocos partidários chegaram a um acordo para a composição da Mesa Diretora na eleição marcada para esta quarta-feira (3), às 10h.
Segundo ele, houve pacificação em relação à participação dos dois grupos na divisão dos cargos. “Isso deve ajudar a construção do entendimento da Casa. Sempre trataremos por maioria da Casa e nada de decisões isoladas”, afirmou Lira.
Pelo acordo fechado no colégio de líderes, a divisão dos cargos vai ficar da seguinte maneira:
Primeira vice-presidência: PL - Marcelo Ramos (AM)
Segunda vice-presidência: PSD - André de Paula (PE)
Primeira secretaria: PSL - Luciano Bivar (PE)
Segunda secretaria: PT - Marília Arraes (PE)
Terceira secretaria: PSB - Marcelo Nilo (BA)
Quarta secretaria: Republicanos - Rosângela Gomes (RJ)
Suplentes: PDT, DEM, PV e PSC
Os partidos com suplências têm até 20h de hoje para indicar os candidatos.
Ao tomar posse como presidente da Câmara na noite dessa segunda-feira, Lira anulou a decisão do ex-presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ), que aceitou o registro do bloco do candidato Baleia Rossi (MDB-SP). O bloco foi registrado minutos após o fim do prazo determinado, mas acabou sendo aceito por decisão unilateral de Maia.
Lira também informou que vai se encontrar com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para debater sobre uma pauta emergencial de votações nas duas casas e marcar a data da instalação da Comissão Mista de Orçamento (CMO). Pacheco já disse que espera votar o Orçamento até março.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: