HOME > Brasil

Lula acompanha, em Brasília, a assinatura de contrato entre Telebras e Ministério do Trabalho para conectar 409 agências

Presidente fez uma visita oficial ao Centro de Operações Espaciais Principal (COPE-P) da Telebras nesta terça-feira (27)

Visita de Lula ao Centro de Operações Espaciais Principal (COPE-P) da Telebras (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Em visita oficial ao Centro de Operações Espaciais Principal (COPE-P) da Telebras, o presidente Lula (PT) celebrou nesta terça-feira (27) um importante avanço na infraestrutura de telecomunicações do Brasil. Na ocasião, foi formalizada a assinatura de um contrato entre a Telebras e o Ministério do Trabalho e Emprego para o fornecimento de serviços de telecomunicações de longa distância. O acordo visa fortalecer a conectividade segura entre as 409 agências do Ministério, assegurando monitoramento contínuo contra ataques cibernéticos.

O COPE-P, localizado em Brasília, é a instalação central responsável pela operação e monitoramento do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), um satélite 100% brasileiro que cobre todo o território nacional. Este satélite desempenha um papel crucial não apenas em operações militares estratégicas, utilizando a Banda X, mas também na promoção da inclusão digital, ao fornecer internet banda larga para milhões de brasileiros por meio de programas do Governo Federal.

A visita de Lula destacou a importância do COPE-P como uma das infraestruturas mais seguras do mundo. O datacenter da instalação recebeu a certificação TIER IV do Uptime Institute, em Seattle, nos Estados Unidos, que é a classificação mais alta em termos de disponibilidade e confiabilidade. Este reconhecimento posiciona o COPE-P como o segundo datacenter no Brasil a obter essa certificação e o primeiro do setor público.

Desenvolvido com a tecnologia pioneira de "Building Information Modelling" (BIM), o projeto do COPE-P incorpora uma abordagem dupla de redundância em todos os sistemas de infraestrutura crítica, como energia, climatização, segurança e conectividade. Com 14.000m² de área construída, sendo 4.500m² dedicados ao bloco técnico operacional, o COPE-P também é responsável pelo controle de, pelo menos, três satélites geoestacionários e pelo plano de lançamento de 26 satélites não geoestacionários.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados