TV 247 logo
    HOME > Brasil

    Lula anuncia em Ilhéus início das obras no lote 1F da Ferrovia Oeste-Leste

    Trecho 1 ligará as cidades baianas de Caetité e Ilhéus, com 537 quilômetros de extensão dentro de 19 municípios. Conclusão das obras e início da operação previstas para 2027

    Lula e a Ferrovia Norte-Sul (Foto: Ricardo Stuckert/PR | ABR)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    Rede Brasil Atual - O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participa nesta segunda-feira (3), às 10h, da cerimônia de início das obras no lote 1F da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), em Ilhéus, na Bahia.

    A integração ferroviária consolidará um corredor de escoamento de minério da região sul do estado e de grãos da região oeste. Quando estiver em plena operação, estima-se uma redução de 86% na emissão de gases do efeito estufa na atmosfera.

    A FIOL é composta por três trechos, sendo que o primeiro deles – FIOL 1 – ligará as cidades baianas de Caetité e Ilhéus, percorrendo 537 quilômetros de extensão dentro do território de 19 municípios.

    O lote 1F é um dos quatro lotes de construção da FIOL 1 e conta com 127 quilômetros de extensão, ao longo de Ilhéus, Uruçuca, Ubaitaba, Gongogi, Itagibá, Aurelino Leal e Aiquara.

    As obras no lote 1F contam com investimento inicial de R$ 1,5 bilhão e têm previsão de iniciar conclusão em 36 meses.

    No total, a FIOL terá 1.527 km de extensão, aproximadamente. Vai ligar o futuro Porto de Ilhéus (no litoral da Bahia) ao município de Figueirópolis (no Tocantins), ponto em que se conectará com a Ferrovia Norte-Sul. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Governo Federal trabalham para a concessão dos outros dois trechos: a FIOL II, entre Caetité e Barreiras (BA), com obras em andamento, e a FIOL III, de Barreiras (BA) a Figueirópolis (TO), que aguarda licença de instalação.

    Capital histórica

    O presidente Lula participou hoje das comemorações pelos 200 anos da Independência do Brasil na Bahia acompanhado da primeira-dama Rosângela Janja da Silva e do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Ele chamou a festa de “consagração da Bahia como capital histórica do Brasil”.

    A cada 2 de julho, a Bahia celebra a expulsão feita em 1823 das tropas portuguesas que ainda resistiam à Independência declarada no ano anterior por Dom Pedro II. Num movimento que contou com a participação popular, qualquer autoridade lusitana remanescente foi extirpada do poder.

    Ao lançar um selo comemorativo ao bicentenário da data, Lula destacou que o segredo do sucesso da Bahia está na capacidade de resistir quando necessário. “É um povo que é alegre, festivo, mas quando tem que lutar vai pra cima e derrota o adversário”, disse o presidente.

    À tarde, o presidente seguiu para o Ilhéus, onde participa amanhã (3) da retomada das obras do trecho de ferrovia que fica entre a cidade do litoral baiano e Caetité (BA), no sertão. 

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: