Lula articula reunião com Petro e López Obrador antes de falar com Maduro sobre eleições na Venezuela
Nova reunião entre Brasil, Colômbia e México depende das agendas dos três chefes de Estado
247 - O presidente Lula (PT) planeja uma nova conversa telefônica com os presidentes Gustavo Petro, da Colômbia, e López Obrador, do México. O objetivo, segundo a CNN Brasil, é que os três líderes se atualizem sobre a situação na Venezuela e só depois entrem em contato com o presidente venezeuelano, Nicolás Maduro, e o opositor Edmundo González Urrutia. No entanto, essa nova reunião entre Brasil, México e Colômbia depende das agendas dos três chefes de Estado.
Lula retornou nesta semana ao Brasil após uma visita ao Chile, onde teve dois dias de agenda cheia e assinou variados acordos. Após uma reunião com o presidente chileno Gabriel Boric, havia expectativa de que ele fizesse algum pronunciamento sobre a situação na Venezuela. No entanto, Lula preferiu não comentar o assunto no momento, prometendo que falaria com a imprensa, mas evitando se pronunciar e deixando o tema para resolver em território brasileiro.
Inicialmente, uma ligação entre o presidente da Venezuela e os presidentes do Brasil, da Colômbia e do México estava prevista para acontecer nesta quarta-feira (7). Brasil, Colômbia e México ainda não reconheceram a reeleição de Maduro e cobram a divulgação das atas de votação, mas são vistos como os principais articuladores para encontrar uma solução negociada para a crise política venezuelana. A oposição afirma que o seu candidato, Edmundo González, foi eleito com mais de 70% dos votos, e acusa Maduro de esconder as atas eleitorais.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: