Lula diz que elogiou Biden por desistir da candidatura à presidência dos EUA
Os dois presidentes conversaram por telefone na última terça-feira (30) para tratar questões bilaterais e regionais
247 – Em um evento para o anúncio de medidas de prevenção e combate a incêndios nesta quarta-feira (31), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mencionou parte da ligação telefônica que teve com o chefe do Executivo dos Estados Unidos, Joe Biden, na terça-feira (30).
O objetivo da conversa era discutir questões bilaterais e regionais, incluindo a situação política emergente na Venezuela após a eleição presidencial no país. Durante o diálogo, Lula aproveitou o momento para destacar a atitude de Biden, que desistiu da candidatura à reeleição, classificando-o um “modelo” para governantes mundiais.
“Comecei assim presidente queria que o senhor soubesse o que penso de sua atitude, um homem para ter uma atitude que o Bidem tomou, de desistir de ser candidato a poucos meses das eleições, em função de algum problema que só ele sabe o que tem, é preciso ter muito caráter, muita dignidade, ser muito ético, e gostar muito de seu povo”, disse. “Foi o que ele fez. Isso é um modelo para todo mundo que governa”.
“A gente tem que fazer as coisas pensando sempre nos outros, a gente não fica esperando agradecimento, a gente não fica esperando que as pessoas reconheçam isso ou aquilo. O que nós fazemos é obrigação. A União não produz dinheiro, ela arrecada dinheiro e o que ela faz é tentar distribuir da forma mais extraordinária e justa com todos os entes federados”, completou Lula.
Biden enfrentava dificuldades para se destacar nas pesquisas contra o adversário político, o ex-presidente Donald Trump. No último dia 21, Biden, até então candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, anunciou nas redes sociais que estava abandonando a disputa, afirmando que essa decisão era “do melhor interesse para o partido”. A vice-presidente Kamala Harris provavelmente concorrerá em no lugar dele.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: