Lula diz que resgate de brasileiros em Gaza foi feito com 'muito sacrifício: dependia da boa vontade de Israel'
"Todo dia ligava de manhã, de tarde, com ministro de Israel, ligava com ministro do Egito, com o nosso embaixador e depois conseguimos trazer as pessoas", disse Lula
247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o governo brasileiro conseguiu retirar o grupo de brasileiros que estava retido na faixa de Gaza desde o dia 7 de outubro, quando Israel começou bombardeios, com "muito sacrifício" e que a autorização de saída “dependia da boa vontade de Israel, dependia da quantidade de pessoas, que a gente não sabia”.
"Hoje é um dia muito feliz para nós brasileiros. Conseguimos resgatar as 32 famílias que estavam na Faixa de Gaza. Eles deverão chegar hoje a noite em Brasília, tinham 34 pessoas, mas uma mãe e uma filha por assuntos pessoais não quiseram vir. Estamos trazendo o que foi possível liberar com muito sacrifício, porque dependia da boa vontade de Israel, dependia da quantidade de pessoas, que a gente não sabia”, disse Lula nesta segunda-feira (13), na cerimônia de sanção da nova lei de cotas. >>> Lula afirma que Israel mata crianças e mulheres como vítimas preferenciais
“Todo dia ligava de manhã, de tarde, com ministro de Israel, ligava com ministro do Egito, com o nosso embaixador e depois conseguimos trazer as pessoas. Agora vamos ver se ainda tem gente na Cisjordânia que queira vir porque nós não vamos deixar nenhum brasileiro lá se ele quiser voltar. Vamos ter que encontrar soluções”, completou. >>> Lula confirma que irá recepcionar brasileiros que deixaram Gaza e diz que terá dia de "muito trabalho"
O grupo de 32 brasileiros e seus familiares deixou a Faixa de Gaza pela fronteira com o Egito no final de semana.Ele embarcaram nesta segunda-feira em uma aeronave VC-2 (Embraer 190), da Presidência da República do Brasil, que partiu do, Cairo rumo ao Brasil. A previsão é que eles pousem em Brasília na noite desta segunda-feira e sejam recebidos pelo presidente Lula na base aérea de Brasília.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: