Lula diz que responde a críticos demarcando mais áreas quilombolas: 'vão ficar mais raivosos ainda'
Lula participou do Conselho Nacional de Política Indigenista ocorrido no Ministério da Justiça
247 - Durante evento do Conselho Nacional de Política Indigenista ocorrido no Ministério da Justiça, nesta quinta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um aceno nesta aos representantes de movimentos indígenas, ressaltando que o país ainda possui "poucas" reservas e que pretende destinar mais terras aos quilombolas e indígenas.
Lula anunciou também a demarcação de duas novas terras indígenas - Cacique Fontoura, no Mato Grosso, e Aldeia Velha, na Bahia - e reconheceu que recuou em outras quatro que já estavam prontas para homologação - Potiguara de Monte-Mor, na Paraíba; Xukuru-Kariri, em Alagoas; Morro dos Cavalos e Toldo Imbu, em Santa Catarina.
“Ah os indígenas já tem 12% do território nacional, 14%, 15%, e isso é utilizado como argumento para mostrar que é muita terra na mão dos indígenas. E agora vamos dar para quilombolas e vão ficar mais raivosos ainda. Vamos tentar legalizar o mais rápido possível, sempre respeitando a lei, mas vamos fazer. E posso dizer para vocês que minha volta para presidência é para fazer 100% aquilo que a gente sonhou fazer. Vamos dizer aos nossos críticos: se a gente tem 12, 14, 15% das terras é pouco, porque a gente tinha antes dos portugueses chegarem aqui 100% das terras — disse o presidente.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: