TV 247 logo
    HOME > Brasil

    Lula lembra que Elza Soares "sempre defendeu a democracia e as boas causas"

    “Perdemos não só uma das melhores cantoras e vozes mais potentes do Brasil, mas também uma grande mulher”, escreveu o ex-presidente no Twitter

    (Foto: Ricardo Stuckert)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - O ex-presidente Lula (PT) lamentou a morte da cantora e compositora Elza Soares, que faleceu nesta quinta-feira, 20, aos 91 anos, no Rio de Janeiro. Ele lembrou que Elza “sempre defendeu a democracia e as boas causas”.

    “Com muita tristeza recebemos hoje a notícia da partida da nossa querida Elza Soares. Perdemos não só uma das melhores cantoras e vozes mais potentes do Brasil, mas também uma grande mulher, que sempre defendeu a democracia e as boas causas”, escreveu o petista no Twitter.

    Militante de esquerda durante sua juventude, fez campanha para o nacionalista João Goulart e denunciou o golpe de 1964. Junto com Mané Garrincha, seu grande amor, foi perseguida pela ditadura militar e teve sua casa invadida.

    Defendeu a volta da democracia e, em 2016, lutou contra o golpe que derrubou a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e prendeu o ex-presidente Lula (PT). Atualmente, vinha denunciando o governo Jair Bolsonaro.

    Sua ideologia progressista está expressa em muitas de suas músicas, das mais antigas às mais recentes, recheadas de críticas sociais.

    Além de Lula, a presidenta do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, também lamentou a morte de Elza Soares. Em seu site na internet, a legenda publicou nota de pesar. Confira:

    O Partido dos Trabalhadores manifesta o seu pesar pelo falecimento da cantora e compositora Elza Soares. Ícone do samba e da música brasileira, Elza é inspiração para várias gerações.

    A sua obra artística expressou a realidade de luta e resistência do povo brasileiro, denunciando as desigualdades sociais, raciais e de gênero.

    Sempre contemporânea e conectada à diversidade cultural que caracteriza o Brasil, se tornou símbolo de empoderamento das mulheres negras e dos sujeitos periféricos.

    Elza, ainda, sempre afirmou com coragem seus posicionamentos políticos pela democracia, pelos direitos humanos e sociais e contra todas as desigualdades.

    Elza Soares, sempre presente!

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: