TV 247 logo
    HOME > Brasil

    Lula nega que eleições municipais terão influência em 2026

    O presidente destacou a necessidade de "rediscutir o papel" do PT nas disputas municipais

    Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante entrevista à Rádio O Povo/CBN de Fortaleza. Fortaleza (Foto: Ricardo Stuckert / PR)

    247 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (11), em entrevista à rádio O Povo/CBN, de Fortaleza (CE), que as eleições municipais não exercem grande influência sobre as eleições nacionais. Segundo o chefe do Executivo, nem todos os prefeitos terão uma boa avaliação ao final do segundo ano de governo.

    "O prefeito, no primeiro ano, herda o Orçamento do prefeito anterior e só vai começar a fazer o seu Orçamento no ano seguinte. É um ano em que o povo não cobra nada porque é o ano que o cara ganhou, tem que arrumar a casa. Mas no segundo ano, ele já começa a dever expectativa para o povo", disse.

    No primeiro turno das eleições deste ano, o PT elegeu 248 prefeitos, um crescimento de 40% em relação a 2020, mas ainda ficou em nono lugar no ranking de partidos, liderado pelo PSD, que elegeu 877 candidatos. Neste cenário, Lula destacou a necessidade de "rediscutir o papel" da legenda nas disputas municipais.

    “É coisa de eleição. Chega um momento em que perde”, declarou. "Nas cidades que nós estamos disputamos, nós temos que ver onde nós erramos, qual discurso que precisa ser feito para tentar ganhar as eleições. Mas, para mim, se perder eleição e tiver uma boa participação, não tem nenhum problema, se prepara paras próximas".

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados