TV 247 logo
    HOME > Brasil

    Lula passa por procedimento médico para evitar novo sangramento na cabeça

    Presidente permanece em recuperação após cirurgia de emergência para drenagem de hematoma; intervenção preventiva é considerada de baixo risco

    (Foto: REUTERS/Adriano Machado)

    247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) , de 79 anos, passa por um procedimento médico para evitar um possível novo sangramento na cabeça na manhã desta quinta-feira (12). Segundo o g1, a assessoria da Presidência da República informou que a intervenção teve início às 7h25 e deve durar cerca de uma hora, 

    O procedimento realizado é uma “embolização de artéria meníngea média”, técnica considerada minimamente invasiva e parte do protocolo pós-cirúrgico estabelecido após a drenagem de um hematoma subdural, realizada na madrugada de terça-feira (10). De acordo com os médicos, essa intervenção não afeta a previsão de alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que deve ocorrer ainda nesta quinta-feira.

    O médico responsável pelo presidente, Roberto Kalil, explicou que a decisão de realizar o procedimento foi tomada após discussões dentro da equipe médica. “Esse tipo de embolização é um cateterismo utilizado para bloquear a artéria meníngea, porque, mesmo após a drenagem do hematoma, há uma pequena possibilidade de sangramentos futuros causados pelas artérias da meninge”, explicou Kalil.

    Ele ressaltou que a intervenção é considerada de baixo risco e tem o objetivo de prevenir novas complicações. “Embora a chance já fosse pequena devido à drenagem realizada anteriormente, essa possibilidade foi ainda mais reduzida com o procedimento.”

    Logo após a cirurgia de emergência de terça-feira, a equipe médica informou que as funções neurológicas de Lula estão preservadas e que ele não sofrerá sequelas permanentes. A recuperação tem sido descrita como positiva.

    Ainda segundo os médicos, Lula deve retornar a Brasília no início da próxima semana, caso a recuperação continue evoluindo de forma favorável. Por orientação médica, o presidente está temporariamente proibido de receber visitas de trabalho no hospital até obter alta completa.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados