Lula: "questionar o cessar-fogo em Gaza corrói a ONU"
Presidente também citou a crise na Ucrânia e pregou harmonia ao lado do presidente francês, Macron
247 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou nesta quinta-feira (28) a "paralisia" do Conselho de Segurança da ONU para assegurar o cessar-fogo no conflito envolvendo Israel e a Faixa de Gaza. Ele também enfatizou que o Brasil rechaça manifestações antissemitas e islamofóbicas.
A declaração foi feita em uma coletiva de imprensa no Palácio do Planalto. Lula estava acompanhado por Emmanuel Macron, presidente da França, que está em visita oficial ao país.
“A paralisia do conselho de segurança (da ONU) frente à guerra na Ucrânia e em Gaza é alarmante e inexplicável” afirmou o presidente da República. “As teses que questionam a obrigatoriedade do cumprimento da recente determinação do cessar fogo em Gaza, durante o mês do Ramadã, corrói, mais uma vez, a autoridade do Conselho de Segurança”.
Lula também ressaltou que "não podemos permitir que a intolerância religiosa se instale entre nós. Judeus e muçulmanos sempre viveram em harmonia no Brasil".
Em discurso, o presidente ainda aproveitou para abordar o posicionamento do país em relação à disputa territorial entre Guiana e Venezuela pela região de Essequibo. Lula declarou que o Brasil atuará para que o Caribe e a América Latina sejam zonas livres de conflito.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: