Marcelo Uchôa defende expulsão do embaixador de Israel após evento com Bolsonaro: "afronta"
"É um escândalo", afirmou o jurista
247 - O jurista Marcelo Uchôa defendeu nesta quarta-feira (8) a expulsão do embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, que apareceu ao lado de Jair Bolsonaro (PL) na Câmara dos Deputados.
"O encontro do Embaixador de Israel no BR com o golpista Bolsonaro e deputados de direita sem prévio conhecimento do governo brasileiro é um escândalo. Afronta! Por muito menos outras nações ameaçariam romper relações diplomáticas e dariam 72 horas pra esse cidadão deixar o país", escreveu o jurista na rede social X, antigo Twitter.
A ida do ex-ocupante do Planalto e do embaixador à Câmara aconteceu em um contexto no qual israelenses e palestinos estão em conflito no Oriente Médio. Ao longo do seu governo (2019-2023), Bolsonaro adotou uma política externa alinhada aos interesses dos Estados Unidos, que apoiam Israel.
Mais de 10 mil palestinos morreram na Faixa de Gaza desde 7 de outubro, quando começou o mais recente conflito. Entre os israelenses, o número ultrapassa 1,4 mil (na foto que circula nas redes sociais, o embaixador está sentado entre Bolsonaro e outra pessoa que está com a mão direita levantada).
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: