TV 247 logo
    HOME > Brasil

    Moraes mantém prisão preventiva de agente da PF acusado de planejar atentado contra Lula

    O agente da PF é acusado de se infiltrar na equipe de segurança do presidente

    Alexandre de Moraes (Foto: Carlos Moura/SCO/STF)
    Otávio Rosso avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu manter a prisão preventiva de Wladimir Matos Soares, agente da Polícia Federal, no âmbito do inquérito que apura uma tentativa de golpe de Estado em 2022, informa a CNN. O plano visava impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A decisão foi tomada nesta terça-feira (28), após análise do pedido de liberdade provisória feito pela defesa do acusado.

    Soares está preso desde o dia 19 de novembro do ano passado, acusado de integrar um grupo que planejava o assassinato de Lula, do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e do próprio ministro Alexandre de Moraes. O agente da PF é acusado de se infiltrar na equipe de segurança do presidente eleito, fornecendo informações sobre a estrutura e o esquema de proteção do presidente para os militares que planejavam o atentado.

    Em 15 de janeiro, a defesa de Soares solicitou a concessão de liberdade provisória, alegando que o réu sofre de embolia pulmonar, condição que exigiria exames médicos periódicos e tratamento contínuo. No entanto, a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou contra o pedido, recomendando que, caso fosse necessário, o agente fosse liberado apenas para a realização de exames. A PGR também pediu que o ministro Alexandre de Moraes avaliasse a indispensabilidade do tratamento médico para a continuidade da prisão.

    Em sua decisão,Moraes seguiu o parecer da PGR e manteve a prisão preventiva de Soares. No entanto, ele determinou que a Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal realizasse, em até cinco dias, os exames médicos necessários para verificar as condições de saúde do agente.

    “Sobre a sua situação de saúde, até o momento, não se verifica situação peculiar em sua saúde que implique na impossibilidade de que o requerente permaneça custodiado em estabelecimento prisional”, afirmou o ministro em sua decisão. Moraes também determinou que a Secretaria informasse se o hospital penitenciário ou a unidade onde Soares está preso têm condições de oferecer o tratamento necessário para sua condição de saúde.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados