TV 247 logo
    HOME > Brasil

    Mourão tira Salles do Fundo Amazônia, mas imagem negativa é obstáculo para volta do fundo

    O vice-presidente, Hamilton Mourão, retirou o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, da presidência do comitê orientador do Fundo Amazônia. Imagem negativa de Salles aumentou após a divulgação de um vídeo sobre uma reunião ministerial em que ele revela o desejo de aproveitar o enfoque da imprensa na cobertura do coronavírus para avançar no desmatamento

    Hamilton Mourão e Ricardo Salles (Foto: Alan Santos/PR | Carolina Antunes/PR)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - O vice-presidente, Hamilton Mourão, retirou o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, da presidência do comitê orientador do Fundo Amazônia. O próprio general é quem assumirá o cargo. O objetivo é reativar as doações da Alemanha e da Noruega para ações ambientais no Brasil.  

    O militar foi designado por Jair Bolsonaro para presidir o Conselho da Amazônia e se reuniu nesta quinta-feira (28) com os embaixadores dos dois países europeus. De acordo com o vice, o fundo será recriado por decreto. 

    "Convocamos os dois embaixadores, mais o presidente do BNDES [Gustavo Montezano], que é a parte técnica, para apresentar a nossa nova visão da governança do fundo. E a constituição do comitê do Fundo Amazônia, que passa a ser presidido por mim também", disse Mourão, após o encontro com Nils Gunneng (Noruega) e Georg Witschel (Alemanha).

    A imagem de Salles já não era das melhores com o aumento do desmatamento no Brasil, mas ficou mais negativa com a divulgação do vídeo da reunião ministerial de 22 de abril, em que o ministro revela o desejo de aproveitar o "momento de tranquilidade no aspecto de cobertura de imprensa, porque só fala de Covid, e ir passando a boiada e mudando todo o regramento e simplificando normas".

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: