TV 247 logo
    HOME > Brasil

    O Brasil está se transformando rapidamente no 'celeiro de energia renovável' do mundo, diz Lula

    "O Brasil será um país imbatível nesse momento em que a gente discute transição energética, a questão climática", afirmou o presidente durante evento em Minas Gerais

    Lula e Romeu Zena com funcionários da EuroChemm no Complexo Mineroindustrial de Serra do Salitre (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - O presidente Lula (PT) participou nesta quarta-feira (13) da cerimônia de inauguração do Complexo Mineroindustrial da Eurochem, em Serra do Salitre, no Triângulo Mineiro (MG).  Esta é a primeira unidade de mineração da EuroChem fora do continente europeu e contou com investimentos de US$ 1 bilhão. A previsão é que o complexo chegue a fornecer 1 milhão de toneladas de fertilizantes fosfatados por ano para a agricultura brasileira — o equivalente a 15% da produção nacional.

    Durante discurso, o presidente destacou a produção agrícola brasileira e o papel dos fertilizantes nesse processo. "Se o Brasil é um país agrícola de um potencial extraordinário, quase que imbatível hoje pelo alto grau de investimento em ciência e tecnologia, em genética, por que a gente não é pelo menos autossuficiente na produção dos fertilizantes que utilizamos? Por que tantas vezes se negou a esse país ter as coisas que ele tem direito de ter e que um país soberano não pode abrir mão de ter? Não existe arma de guerra mais importante na face da terra do que o alimento. O alimento é a arma mais importante porque é a sobrevivência de todas as espécies vivas do planeta. Se o alimento é tão importante e o fertilizante é tão importante para a produção desse alimento, a pergunta que nós fazemos é: por que um país com a vocação agrícola que tem o Brasil já não se transformou em um país autossuficiente?".

    "O Brasil já fechou muitas fábricas de fertilizantes, porque aqui havia a predominância de um complexo de vira-lata, de achar que o Brasil era inferior, de achar que o Brasil não sabia produzir e que a gente tinha que vender o que a gente tinha e comprar o que a gente não tinha. O Brasil fechou fábrica de fertilizantes no Paraná, em Sergipe, na Bahia. E a fábrica de fertilizantes de Três Lagoas, que começou a ser construída no meu governo e que quando eu deixei só faltava 15% para ser concluída, está até hoje parada. Certamente os 15% que faltavam naquela época hoje são 30%. Precisou acontecer a guerra entre a Rússia e a Ucrânia para que despertasse outra vez em muita gente desse país a certeza de que o Brasil precisa ter fertilizante. E o Brasil já sabia da importância do fertilizante, porque todo mundo sabe da qualidade da terra que nós temos", complementou.

    Na sequência, Lula afirmou que o Brasil está se transformando no 'celeiro de energia renovável' do planeta. "O Brasil está se transformando muito rapidamente, aquilo que a gente dizia o ‘celeiro do mundo’, é o que vai acontecer com o Brasil não apenas do ponto de vista de carne, da produção de soja, de milho, de cana. Não. Do ponto de vista também da produção de energia renovável. O Brasil será um país imbatível nesse momento em que a gente discute transição energética, a questão climática. É quase impossível aparecer alguém que possa ter as mesmas oportunidades que o Brasil tem de fazer as coisas que têm que ser feitas".

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados