TV 247 logo
    HOME > Brasil

    “O que deslanchou o lawfare contra Lula foi o petróleo”, diz Celso Amorim

    O ex-chanceler vê a perseguição política contra o ex-presidente como produto do descobrimento das reservas do pré-sal e da aproximação do Brasil com rivais geopolíticos dos Estados Unidos. “Isso fez com que o ‘Estado profundo’ dos setores de inteligência reagisse”, explica. Assista

    (Foto: ABr)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - O ex-chanceler Celso Amorim avaliou que a perseguição política contra o ex-presidente Lula foi uma reação dos Estados Unidos ao descobrimento das reservas do pré-sal e da aproximação do Brasil com seus rivais geopolíticos, como China e Rússia.

    “O que deslanchou o lawfare, além de vários outros fatores, como o protagonismo internacional do Brasil e dos BRICS, foi principalmente o petróleo. A descoberta do pré-sal, o fato de nós termos preservado para a Petrobras o controle das reservas, estar se aproximando da China e da Rússia, que são rivais estratégicos dos Estados Unidos, isso fez com que o ‘Estado profundo’ dos setores de inteligência reagisse”, disse, em entrevista à TV 247.

    O ex-ministro disse ainda que, além das empresas, o Estado norte-americano tem interesse em controlar recursos brasileiros: “Esta é uma questão de controle. Eles querem ter certeza de que num momento de crise eles podem manter fontes de recursos”, afirmou.

    Inscreva-se na TV 247, seja membro e compartilhe:

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: