TV 247 logo
    HOME > Brasil

    ONS: Acre e Rondônia sofrem com falta de energia. Recomposição já foi iniciada

    Houve bloqueio de alguns ativos do sistema de transmissão

    Linhas de transmissão de energia da hidrelétrica de Guri, na Venezuela (Foto: REUTERS/Jorge Silva)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    RIO DE JANEIRO (Reuters) - Os Estados do Acre e de Rondônia sofreram com interrupção de carga de energia nesta quinta-feira, após o bloqueio de alguns ativos do sistema de transmissão, e a recomposição do sistema está em andamento, informou em nota o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

    O órgão detalhou que às 16h47 houve interrupção de cerca de 180 MW de carga no Acre e de 800 MW em Rondônia, diante de uma perda do sistema de transmissão em corrente contínua do Complexo Madeira, além do sistema de transmissão em 230 kV que interliga Acre e Rondônia ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

    "A recomposição do sistema teve início às 17h10, através da energização do sistema de interligação em 230 kV entre as subestações de Pimenta Bueno e Ji-Paraná", disse o ONS.

    O processo de recomposição segue em andamento, já tendo sido recomposto 50 MW de cargas até às 18h01, informou.

    O ONS destacou ainda que aguarda informações dos agentes para analisar a causa. "As equipes do ONS e dos agentes estão dedicadas para a retomada do serviço à sociedade com segurança, no menor tempo possível", acrescentou.

    Também em nota, o Ministério de Minas e Energia afirmou que o ministro Alexandre Silveira determinou a abertura imediata de sala de situação, com participação do ONS, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e do corpo técnico da pasta, para garantir celeridade à recomposição do sistema e acompanhar as demais tratativas sobre a ocorrência.

    "A previsão é que todo o serviço seja restabelecido nas próximas horas", disse o ministério.

    A pasta disse ainda que as condições de atendimento do sistema elétrico brasileiro permanecem confiáveis em todo território nacional.

    (Por Marta Nogueira e Rodrigo Viga Gaier)

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados