TV 247 logo
    HOME > Sul

    Mais 81 mil clientes tiveram energia elétrica restabelecida no RS, aponta ministério

    Pelo menos 446 das 497 cidades gaúchas tiveram problemas decorrentes da chuva

    Alexandre Silveira (Foto: Joédson Alves/Agência Brasil)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - O Ministério de Minas e Energia, comandado por Alexandre Silveira, informou neste sábado (11) que , nas últimas 48 horas, a energia elétrica voltou em 81 mil unidades consumidoras do Rio Grande do Sul, onde, segundo autoridades locais, 2,1 milhões de pessoas foram atingidas por enchentes e 618,4 mil estão fora de suas casa - 81 mil mil pessoas em abrigos e 537,3 mil pessoas desalojadas (com parentes ou amigos). Pelo menos 446 das 497 cidades gaúchas tiveram problemas decorrentes da chuva.

    De acordo com a pasta, "por questões de segurança, mais de 300 mil clientes ainda estão sem fornecimento, sendo dois municípios inteiros, Boqueirão do Leão e Relvado". "Além dos 4 mil trabalhadores do estado que têm a missão de realizar a manutenção, outros 100 profissionais serão deslocados para reforçar os trabalhos", disse.

    O ministério também informou que está fazendo esforço junto a instituições do Rio Grande do Sul "para viabilizar o escoamento de óleo combustível e GLP, produtos fundamentais para manter a operação das refinarias". "A companhia Sulgás está com equipes mobilizadas, o que é fundamental para manter o fornecimento de gás natural para hospitais e grandes comércios", disse. "Está vigente a flexibilização temporária da mistura de biodiesel ao óleo diesel e do etanol à gasolina. Essa medida é válida para os municípios de Canoas, Esteio, Rio Grande e Santa Maria".

    O Ministério de Minas e Energia (MME) coordena um esforço concentrado entre Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Operador Nacional do Sistema (ONS) e Agência Nacional do Petróleo (ANP), para que a população do Rio Grande do Sul seja atendida.

    A iniciativa privada está atuando em ações humanitárias. A Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (ABRADEE) está atuando na doação de colchões, cobertores e itens de primeira necessidade. A Neoenergia, em parceria com a Transforma Brasil, arrecada recursos para as famílias gaúchas afetadas pelas chuvas.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados