PF prende agentes públicos suspeitos de desvios de emendas parlamentares em esquema do 'rei do lixo'
Agentes cumprem 10 mandados de busca e apreensão e 4 mandados de prisão preventiva em Brasília (DF) e na Bahia
247 - A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta segunda-feira (23) a segunda fase da operação Overclean, que investiga o desvio de R$ 1,4 bilhão por meio de emendas parlamentares. A ação, que faz parte de uma força-tarefa com o Ministério Público Federal (MPF), Receita Federal e Controladoria-Geral da União (CGU), visa desarticular um esquema criminoso liderado pelo empresário Marcos Moura, conhecido como “Rei do Lixo”.
Ao todo, segundo a CNN Brasil, estão sendo cumpridos 10 mandados de busca e apreensão e 4 mandados de prisão preventiva em Brasília (DF), Salvador (BA), Lauro de Freitas (BA) e Vitória da Conquista (BA). Entre os alvos estão agentes públicos, incluindo o vice-prefeito de Lauro de Freitas, Vidigal Cafezeiro (Republicanos), o secretário de mobilidade e ex-chefe de gabinete de Vitória da Conquista, Lucas Dias, e um agente da própria PF.
De acordo com a reportagem, a ação também resultou na prisão de um outro suspeito, identificado como Carlos André, que atuaria como operador financeiro do grupo. A força-tarefa acredita que o esquema envolvia contratos fraudulentos ligados à coleta e destinação de resíduos sólidos, justificando o apelido dado ao líder do grupo, Mauro Moura.
A primeira fase da Overclean, deflagrada no dia 10 de dezembro, resultou na prisão de mais de 20 pessoas, entre elas o próprio “Rei do Lixo”. Contudo, na última semana, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) concedeu a soltura de Moura.
As defesas de Vidigal Cafezeiro e Lucas Dias foram procuradas pela reportagem, mas ainda não se manifestaram.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: