PGR denuncia ao STF ex-assessor do GSI por incitação ao golpe de estado
Em 8 de janeiro, o militar cobrou uma insubordinação das Forças Armadas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
247 – A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou uma denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o coronel da reserva e assessor do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) no governo de Jair Bolsonaro, José Placídio Matias dos Santos, por incitação ao golpe de estado.
A denúncia aponta que Matias dos Santos realizou diversas publicações em uma rede social, entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023, incitando um golpe de estado. Em 8 de janeiro, dia dos ataques golpistas às sedes dos Três Poderes, o militar chegou a cobrar uma insubordinação das Forças Armadas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O coronel foi investigado pela Justiça Militar, que confirmou a autoria e materialidade do crime de incitação à indisciplina, desobediência ou à prática de crime militar. O órgão, então, atendeu a uma solicitação do Ministério Público Militar e encaminhou o caso ao Supremo. Se o STF aceitar a denúncia, Matias dos Santos se tornará réu. (Com informações de g1).
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: