Possível saída de Múcio pode mudar o comando das Forças Armadas
Troca no Ministério da Defesa pode derrubar o comandante da Marinha
247 - A eventual saída de José Múcio Monteiro do Ministério da Defesa tem gerado preocupação na cúpula militar e pode levar a mudanças no comando das Forças Armadas. Segundo Bela Megale, do jornal O Globo, o comandante da Marinha, almirante Marcos Sampaio Olsen, pode cair se Múcio deixar o cargo.
O desgaste com o almirante Olsen começou em dezembro de 2024, após a divulgação de um vídeo polêmico em celebração ao Dia do Marinheiro. A gravação, que acabou retirada do ar, criticava indiretamente as discussões sobre “privilégios” dos militares, em um momento em que o governo debatia a reforma da aposentadoria das Forças Armadas, uma das medidas incluídas no pacote de cortes de gastos do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT). No vídeo, havia também um convite à população para se alistar na Marinha e uma indireta direcionada ao próprio Haddad.
Críticas públicas e atrito com o governo - O episódio rapidamente escalou para uma crise. O vídeo foi mal recebido tanto pelo presidente Lula quanto por Haddad, gerando tensão no relacionamento entre a cúpula do governo e o comando da Marinha. Para contornar a situação, o ministro José Múcio levou Olsen para uma reunião com Lula no início do ano, em uma tentativa de esclarecer os fatos e amenizar os impactos políticos. No entanto, a polêmica ganhou novo fôlego quando Olsen defendeu o conteúdo da gravação, afirmando que a aposentadoria é 'um dos poucos atrativos que resta à carreira militar'.
Esse posicionamento reforçou o distanciamento entre o governo e o alto comando da Marinha. Agora, com as especulações sobre a saída de Múcio, aumentam as incertezas em relação à permanência de Olsen e ao futuro do comando das Forças Armadas.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: