Primeira turma de fuzileiras navais se forma após 44 anos de inclusão feminina nas Forças Armadas
Marinha se antecipou ao governo, que previa o alistamento voluntário em 2025 do primeiro grupo feminino nas Forças
247 - Após 44 anos da inclusão das mulheres nas Forças Armadas, a Marinha do Brasil alcançou um marco histórico ao formar a primeira turma de 114 mulheres soldados fuzileiros navais. A formatura representa a conquista de um espaço que, até então, era exclusivo dos homens. Esse feito fecha um ciclo de progressiva inclusão feminina em todas as áreas de atuação da Marinha.
O treinamento, que durou quatro meses, exigiu das candidatas o mesmo rigor aplicado aos homens. O índice de desistência entre as mulheres foi significativamente menor do que o dos homens, demonstrando a resiliência e a capacidade das mulheres em enfrentar os desafios do curso. O curso incluiu diversas adaptações para melhor acomodar as necessidades das novas fuzileiras, como ajustes nos fuzis, coletes e mochilas.
A incorporação das mulheres entre os fuzileiros navais derruba a última barreira de exclusão de gênero nas operações de elite da Marinha. Desde 1980, quando a Marinha foi pioneira na inclusão de mulheres nas Forças Armadas, o número de militares femininas tem crescido continuamente. Atualmente, as mulheres representam cerca de 11% do efetivo total de militares da ativa na Marinha. (Com informações do Correio Braziliense).
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: