Primeiro indígena na Academia Brasileira de Letras, Ailton Krenak toma posse como imortal
A cerimônia está marcada para esta sexta-feira (5) à noite. Ele ocupará a cadeira 5, vaga desde a morte do historiador José Murilo de Carvalho em agosto de 2023
247 – O ambientalista, filósofo e poeta Ailton Krenak assume a posição de imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) nesta sexta-feira (5). A cerimônia está marcada para as 20h na sede da instituição, no Rio de Janeiro.
Eleito por 23 votos, Krenak se torna o primeiro indígena a ingressar no quadro da ABL. Ele ocupará a cadeira 5, vaga desde a morte do historiador José Murilo de Carvalho em agosto do ano passado. O poeta será recebido pela Acadêmica Heloísa Teixeira.
A posse deverá contar com a presença de autoridades como a ministra Margareth Menezes, da Cultura, o ministro Silvio Almeida, dos Direitos Humanos, e o secretário municipal de cultura do Rio de Janeiro, Marcelo Calero. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a confirmar a presença no evento, mas precisou cancelar de última hora. (Com informações de O Globo).
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: