HOME > Brasil

Programa Voa Brasil, de passagens aéreas a preços reduzidos, terá foco em aposentados

Governo federal reformula iniciativa que deve oferecer passagens aéreas por até R$ 200

Companhia aérea Gol (Foto: Reprodução/Aeroin)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O governo federal está reformulando o programa Voa Brasil, que pretende oferecer passagens aéreas de até R$ 200, focando inicialmente apenas em aposentados. Anunciado em março de 2023, o programa vinha sendo adiado e, agora, terá uma fase piloto voltada exclusivamente para essa parcela da população, destaca o G1.

O objetivo inicial era abranger um público mais amplo, incluindo também alunos do Programa Universidade Para Todos (Prouni), que concede bolsas universitárias para estudantes de baixa renda. No entanto, a administração federal decidiu restringir o foco para avaliar os resultados preliminares da iniciativa.

Para a primeira fase, o governo planeja disponibilizar 3 milhões de bilhetes ainda este ano, com previsão de lançamento até o fim de julho, sujeito à aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Para adquirir as passagens, os aposentados deverão comprovar que não viajaram de avião nos últimos 12 meses.

Um site específico será criado para facilitar a compra das passagens a preços reduzidos. Os aposentados precisarão se cadastrar utilizando o portal gov.br, que verificará automaticamente se o usuário não realizou viagens aéreas no último ano. Após selecionar uma passagem, o comprador será redirecionado para o site da companhia aérea para concluir a compra, garantindo mais segurança e evitando fraudes.

Atualmente, o Brasil possui mais de 23 milhões de aposentados. O governo chegou a considerar restringir o benefício para aqueles que recebem até dois salários mínimos, mas como cerca de 85% dos aposentados já se enquadram nesse critério, a ideia foi descartada.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados