TV 247 logo
HOME > Brasil

Reeleição em massa sinaliza aprovação popular, diz Mercadante

“Cerca de 80% dos prefeitos foram reeleitos, o que mostra satisfação do povo com as prefeituras, com a vida”, afirmou

Aloizio Mercadante (Foto: Vinicius Martins/BNDES)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 - O presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, declarou nesta segunda-feira (28) que o resultado das eleições municipais, com alto índice de reeleição de prefeitos, reflete a aprovação popular das administrações municipais. Em evento na capital paulista, Mercadante afirmou que o desejo por continuidade evidencia que a população está satisfeita com as gestões municipais, que, segundo ele, contam agora com mais recursos para políticas públicas, de acordo com o Infomoney. “Cerca de 80% dos prefeitos foram reeleitos, o que mostra satisfação do povo com as prefeituras, com a vida”, afirmou. 

Mercadante destacou que o recado das urnas foi um voto de confiança nas administrações em curso, sinalizando também um cenário de estabilidade política e a ausência de questionamentos sobre a segurança das urnas eletrônicas — uma marca significativa em meio às tensões eleitorais de anos anteriores. “O recado das urnas foi de continuidade das administrações em curso”, reiterou, apontando um cenário positivo para o avanço de projetos municipais.

Outro ponto abordado pelo presidente do BNDES foi a necessidade de uma reavaliação do papel das emendas parlamentares. Ele classificou como "exagerada" a atual dependência dessas emendas na execução de políticas públicas, ressaltando que, embora o Congresso deva ter protagonismo na definição do orçamento, é preciso direcionar recursos para projetos estruturantes e de impacto coletivo. Para ele, essa "parlamentarização exagerada" acaba por limitar o alcance de políticas públicas mais amplas, que beneficiariam a sociedade de forma geral.

Ainda durante o evento, Mercadante celebrou o que definiu como uma "estabilidade política", fruto da confiança nas instituições e do clima de paz que predomina no país. Ele destacou que, embora o mundo viva um período marcado por intensas tensões militares, o Brasil tem a paz como um princípio fundamental. "Há 150 anos, o país não tem guerra com vizinhos”, lembrou, reforçando a importância de tal estabilidade em um cenário global tão conturbado.

A declaração de Mercadante, ocorrida na abertura do 7º Fórum Brasil de Investimentos em São Paulo, ressaltou o papel das prefeituras na condução de políticas públicas que impactam diretamente a população e a necessidade de apoio estruturado para manter esse ritmo de desenvolvimento.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados