TV 247 logo
    HOME > Brasil

    Segundo voo com repatriados do Líbano aterrissa no Brasil com 227 pessoas a bordo

    Operação “Raízes do Cedro” já resgatou 456 pessoas e seis animais; governo brasileiro alerta para que cidadãos sigam orientações locais de segurança

    (Foto: Ricardo Stuckert)

    247 - O segundo voo da Força Aérea Brasileira (FAB) para repatriação de brasileiros no Líbano chegou ao Brasil no início da manhã desta terça-feira (8). A aeronave pousou na Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos (SP), às 6h58, trazendo 227 passageiros, entre eles 49 crianças, sendo sete de colo. Segundo a CNN Brasil, três animais de estimação também foram transportados.

    A operação, denominada “Raízes do Cedro”, é uma iniciativa do governo federal para retirar brasileiros do território libanês devido à escalada de tensão na região. O primeiro voo da missão pousou no domingo (6), quando os repatriados foram recebidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ao todo, 456 pessoas e seis pets já foram resgatados.

    Além de repatriar cidadãos, a missão humanitária levou ao Líbano insumos médico-hospitalares, conforme solicitado pelas autoridades locais. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, outros bens de emergência estão previstos para serem transportados nos próximos voos.

    A equipe da FAB que acompanha a operação é composta por um grupo multidisciplinar, incluindo três médicos, dois enfermeiros e dois psicólogos, para garantir o acolhimento e a assistência adequada aos repatriados.

    Recomendações do Itamaraty - O Itamaraty, em comunicado emitido na segunda-feira (7), informou que mantém contato com os brasileiros que ainda estão no Líbano e seus familiares, por meio da Embaixada do Brasil em Beirute. A organização dos voos está sendo feita de acordo com as condições de segurança no terreno, priorizando a integridade dos cidadãos.

    A nota também reforça o alerta para que os brasileiros sigam as orientações de segurança das autoridades locais e, se possível, deixem o território libanês por meios próprios, ressaltando que o Aeroporto de Beirute continua operando com voos regulares da companhia local Middle Eastern Airlines.

    Para aqueles que possuem condições financeiras, é recomendável que deixem o país por meios próprios. O aeroporto de Beirute permanece operacional, com voos regulares, especialmente da companhia Middle Eastern Airlines. O Itamaraty disponibiliza um número de plantão consular para emergências: +55 (61) 98260-0610 (com WhatsApp).

    Facilitação para pets - O Ministério da Agricultura e Pecuária continua flexibilizando as regras para a entrada de cães e gatos provenientes do Oriente Médio. As unidades de Vigilância Agropecuária Internacional, em conjunto com a Coordenação de Trânsito e Integração Nacional de Cargas e Passageiros, adotaram protocolos especiais, permitindo a entrada dos animais sem a apresentação imediata de documentos, exigidos normalmente em outras situações.

    O que é a Operação Raízes do Cedro - Determinada pelo presidente Lula, a Operação Raízes do Cedro é uma resposta à escalada do conflito entre Israel e o grupo Hezbollah, no Líbano. A logística de repatriação envolve a mobilização de aeronaves e servidores da FAB, além de articulações diplomáticas conduzidas pelo Itamaraty. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, mantém conversas com autoridades libanesas e de países vizinhos para garantir que as operações de resgate ocorram com segurança e eficiência.

    A ação segue o modelo da Operação Voltando em Paz, realizada em outubro de 2023, que repatriou mais de 1,5 mil brasileiros da Faixa de Gaza, Cisjordânia e Israel. Na ocasião, mais de 50 animais de estimação também foram resgatados.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados