Senado volta a discutir PEC sobre o acesso de militares na ativa a cargos políticos
A proposta foi apresentada pelo líder do governo no Senado e articulada com o Ministério da Defesa
247 –A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que aborda o acesso de militares da ativa a cargos políticos voltou a ser discutida no Senado na quinta-feira (18). O texto propõe aumentar o tempo de serviço exigido para que integrantes das Forças Armadas concorram em eleições sem perder as remunerações.
A proposta foi apresentada pelo líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), e articulada com o Ministério da Defesa.
“Quando nós mandamos para cá um projeto dizendo que nós incentivamos militares a ir para política, mas não voltar para os quartéis, é porque ele volta com proselitismo do político e começa a competir com o poder hierárquico do comandante dele”, afirmou o Ministro da Defesa, José Múcio, em audiência na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados.
Atualmente, se um militar for eleito, ele pode conservar sua remuneração desde que tenha cumprido mais de dez anos de serviço. Se não for eleito, tem a opção de voltar ao serviço ativo. (Com informações de CartaCapital).
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: