TV 247 logo
    HOME > Brasil

    Sonia Guajajara sobre militares exonerados da Funai: "já vão tarde"

    "Todos eles tinham uma orientação totalmente contrária à missão da Funai, que é garantir e proteger os direitos dos indígenas", afirmou ministra sobre os 54 servidores dispensados

    Sonia Guajajara e militares (Foto: ABR)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, comemorou a exoneração de 43 chefes regionais e nacionais e 11 gestores de saúde indígena da Funai, todos militares de carreira, afirmando ainda que as dispensas foram "tardias".

    “Quando a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil nos convocou para aldear a política brasileira, este chamado também incluía ocupar órgãos como a Funai e a Sesai, tão estratégicos ao movimento indígena. Por isso, afirmo com convicção que estes funcionários foram tardiamente exonerados, uma vez que todos eles tinham uma orientação totalmente contrária à missão da Funai, que é garantir e proteger nossos direitos", declarou a ministra, de acordo com a coluna Maquiavel da revista Veja.

    As exonerações foram publicadas no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (23). O fato ocorre em meio à crise sanitária envolvendo as populações yanomami no país.

    Sobre o critério que será adotado para contratar funcionários na Funai a partir da atual gestão, Guajajara frisou que “agora as indicações e nomeações serão alinhadas aos objetivos das organizações indígenas e teremos a confiança de ter pessoas que trabalham, verdadeiramente, pela proteção e promoção dos direitos indígenas.”

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: