Supremo e Congresso reagem a ameaças de Bolsonaro a governadores e prefeitos
O STF (Supremo Tribunal Federal) e o Congresso Nacional se mobilizam em relação às ameaças de Jair Bolsonaro contra governadores e prefeitos. Reuniões marcadas para esta semana podem frear ofensiva do ocupante do Palácio do Planalto contra gestores estaduais e municipais
247 - As seguidas ameaças de Jair Bolsonaro de revogar medidas preventivas e de controle de governadores e prefeitos contra o surto de coronavírus levaram o STF (Supremo Tribunal Federal) e o Congresso Nacional a marcarem discussões sobre medidas para esclarecer as competências de cada ente da federação.
Informações dos jornalistas Julia Chaib e Matheus Teixeira na Folha de S.Paulo apontam que os Poderes Legislativo e Judiciário veem com preocupação os conflitos gerados pelo governo federal com gestores locais e temem que essas disputas atrapalhem o enfrentamento da doença.
Na quarta-feira, o STF irá julgar se mantém a decisão em que o ministro Marco Aurélio Mello reforçou a autonomia de estados e municípios para imporem medidas de isolamento social.
A probabilidade maior é que a decisão do ministro será referendada pela maioria.
Ministros do STF também estimulam parlamentares nos bastidores a apoiar o projeto de lei complementar do senador Antonio Anastasia (PSD-MG) que cria a "decisão coordenada federativa" para ações em saúde em situações de emergência, como a pandemia do coronavírus.
O texto regulamenta inciso do artigo 23 da Constituição que trata da competência de cada ente federativo.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: