"Torço para que tudo seja esclarecido", diz Múcio após prisão de Braga Netto por envolvimento em trama golpista
Para o ministro da Defesa, o caso agora "é um assunto do Poder Judiciário e da Polícia Federal"
247 - O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, declarou à CNN Brasil que espera que a investigação sobre o general da reserva Walter Braga Netto seja esclarecida o mais breve possível. A prisão preventiva de Braga Netto ocorreu no último sábado (14), após decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no contexto de apurações envolvendo supostas ações golpistas para impedir a posse do presidente luiz Inácio Lula da Silva (PT) e manter Jair Bolsonaro (PL) no poder.
“Esse é um assunto do Poder Judiciário e da Polícia Federal. Torço para que tudo seja esclarecido”, afirmou Múcio. No domingo (15), o presidente Lula se manifestou sobre o caso, ressaltando que o ex-ministro do governo Bolsonaro tem direito à presunção de inocência, mas que, caso seja comprovada sua culpa, ele deverá responder judicialmente.
Walter Braga Netto encontra-se preso no Comando da 1ª Divisão de Exército, vinculado ao Comando Militar do Leste (CML), enquanto as investigações sobre a suposta trama golpista seguem em andamento. Em delação premiada, o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, afirmou que o general tentou acessar partes de seu depoimento à Polícia Federal. O conteúdo da delação ainda está sob segredo de justiça, e a prisão foi justificada pelo risco de o militar embaraçar as investigações em curso.
Além disso, a Polícia Federal apura que Braga Netto teria fornecido dinheiro, em uma sacola de vinho, a integrantes dos “kids pretos”, uma tropa de elite das Forças Armadas envolvida com o plano golpista. Segundo a investigação, o general também teria atuado como intermediário entre o grupo e Jair Bolsonaro após a derrota nas eleições de 2022.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: