TV 247 logo
    HOME > Brasil

    “Trabalho com a expectativa de que a taxa de juros comece a cair”, diz Lula

    Presidente argumentou que o país vive um bom momento econômico

    16.08.2024 - Presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante entrevista à Rádio Gaúcha, em Porto Alegre - RS. (Foto: RICARDO STUCKERT/PR)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (16), em entrevista à Rádio Gaúcha, que espera que o Banco Central diminua a taxa de juros para que o Brasil tenha “mais tranquilidade". Lula argumentou que o país vive um bom momento econômico, com a menor taxa de desemprego dos últimos 14 anos e o maior crescimento da massa salarial, de 11,7%.

    “Eu trabalho com a expectativa de que a taxa de juros comece a cair. Eu espero que a taxa de juros do FED, do Banco Central americano, comece a cair para que a gente possa ter mais tranquilidade. Nós vivemos um momento muito bom no Brasil. [...] a gente tem a menor taxa de desemprego dos últimos 14 anos, a gente tem o maior crescimento da massa salarial, de 11,7%, já aumentamos o salário mínimo em 11%, já reduzimos o Imposto de Renda para quem ganha até R$ 2,8 mil. Ou seja, as coisas estão acontecendo, os investimentos estão acontecendo de forma extraordinária”, defendeu.

    Sobre o Banco Central, o Lula garantiu que não haverá interferência do governo na instituição mesmo com a nomeação do novo presidente. “Quando tem que aumentar os juros tem que aumentar. Não há interferência do governo. Eu não estou discursando. Eu estou dizendo uma coisa que já aconteceu na prática quando eu fui presidente, e terminei o meu mandato com a economia crescendo 7,5%, com a maior taxa de crescimento da massa salarial, com o aumento do salário mínimo. Então nós vamos trocar o Banco Central”, disse.

    Por fim, o presidente voltou a destacar o desempenho econômico do Brasil, e diz esperar que o país volte a ser a 6ª maior economia do mundo. “Só tem uma razão para eu ter voltado à Presidência do Brasil: eu queria provar mais uma vez que eu vou recuperar este país, que eu vou fazer o salário crescer, vou fazer a inflação cair, vou fazer o Brasil crescer no ranking mundial. A gente era a 6ª economia, voltamos para a 12ª e já somos a 8ª, e nós vamos chegar na 6ª outra vez. Este país tem tudo para crescer, o que falta é ter governo que saiba de uma coisa: se a gente fizer a lógica e não ficar na perversidade econômica, qual é a lógica da distribuição de renda? É que pouco dinheiro na mão de muitos significa distribuição de riqueza, e muito dinheiro na mão de poucos significa concentração de miséria. É por isso que o dinheiro tem que circular”, afirmou Lula.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados