Trump deve decretar fim do Departamento de Educação, diz Casa Branca
Medida já está sendo contestada no Judiciário norte-americano; decreto determina que autoridade educacional seja de responsabilidade estadual
Por Andrea Shalal
WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deve assinar na quinta-feira (20) um decreto que tem como objetivo fechar o Departamento de Educação, informou a Casa Branca nesta quarta-feira, cumprindo uma importante promessa de campanha.
A medida já está sendo contestada por um grupo de procuradores-gerais estaduais democratas, que entraram com uma ação na semana passada para impedir que o governo Trump desmonte o departamento e suspender a demissão de quase metade de sua equipe.
O decreto determina que a Secretária de Educação Linda McMahon "tome todas as medidas necessárias para facilitar o fechamento (do) Departamento de Educação e devolva a autoridade educacional aos Estados, continuando a garantir a prestação eficaz e ininterrupta de serviços, programas e benefícios dos quais os americanos dependem".
Também determina que quaisquer programas ou atividades que recebam fundos remanescentes do Departamento de Educação não devem "promover o DEI (diversidade, equidade e inclusão) ou a ideologia de gênero", de acordo com um informativo da Casa Branca.
Trump já pediu diversas vezes a eliminação do departamento, chamando-o de "um grande golpe". Ele já havia proposto o encerramento do departamento em seu primeiro mandato como presidente, mas o Congresso não concordou.
Os republicanos há muito tempo tentam reduzir o financiamento e a influência do Departamento de Educação.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: