TV 247 logo
    HOME > Brasil

    União Brasil aceita denúncia que pede expulsão de Luciano Bivar

    Entre as acusações apresentadas estão indícios de motivação política nos incêndios que destruíram as casas do vice-presidente da sigla, Antonio Rueda, e familiares

    Luciano Bivar | Antonio Rueda (Foto: Reprodução | Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados | Divulgação )

    247 - A Executiva Nacional da União Brasil tomou a decisão de aceitar uma denúncia contra o presidente do partido, deputado Luciano Bivar (União-PE), nesta quarta-feira (13). O recebimento da representação indica que a denúncia foi acolhida pela Executiva, dando início ao processo. Bivar terá um prazo de 72 horas para apresentar sua defesa.

    A representação apresentada pelos membros do partido solicita o afastamento provisório do deputado, bem como sua expulsão da sigla, a ser decidida posteriormente pela União Brasil. A crise no partido tem origem na disputa pela presidência, que envolve Bivar e Antonio Rueda, recentemente eleito presidente da legenda.

    Entre as acusações apresentadas no documento estão ameaças contra o vice-presidente, Antonio Rueda, e seus familiares, indícios de motivação política nos incêndios que destruíram as casas de Rueda e de sua irmã, além de violência política contra a mulher. Além disso, a validação de cartas de desfiliação de seis deputados do União Brasil do Rio de Janeiro sem submeter à decisão colegiada do partido também é citada.

    Em resposta, Luciano Bivar afirmou em entrevista ao Poder360 que se sentiu "traído" pelo presidente eleito do partido, Antonio Rueda, e sua irmã, Maria Emília, que é tesoureira da sigla. Negou qualquer envolvimento nos incêndios e declarou que é "reativo a qualquer beligerância". A disputa pelo comando do partido se intensificou após os incêndios nas residências de Rueda e sua irmã em Pernambuco, na segunda-feira (11). Rueda pretende acionar o STF para investigar Bivar pelo ocorrido.

    A eleição de Rueda aconteceu após uma tentativa de "virada de mesa" de Bivar, que ocupava o cargo anteriormente e tentou cancelar a convenção. O partido, fruto da fusão entre o DEM e o PSL em 2022, enfrenta divisões desde sua criação. (Com informações do G1). 

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados