"Vai resolver muitos problemas do nosso país", diz Lula sobre chegada da chuva após seca histórica
Calor intenso e a baixa umidade contribuíram para a estiagem e o surgimento de incêndios florestais, que afetaram cerca de 60% do país
247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) celebrou nesta terça-feira (8) a chegada da chuva em algumas regiões do Brasil, após um longo período de seca que afetou grande parte do território nacional. O calor intenso e a baixa umidade contribuíram para o surgimento de incêndios florestais, que atualmente impactam cerca de 60% do país. Apesar disso, Lula não mencionou diretamente os incêndios ao comentar a chuva.
"Se eu tivesse juízo, ao invés de falar, eu pediria um minuto de silêncio para a gente ouvir o barulho da chuva, que vai resolver muitos problemas do nosso país. Mas como um político não pode ver um microfone e ainda mais livre, com tanta gente para ouvir, seria muito ruim se a gente não falasse nada", disse Lula durante a cerimônia de sanção da lei do chamado "combustível do futuro", que cria programas voltados para para descarbonização do diesel, do combustível de aviação e do gás natural.
A chuva em Brasília interrompeu uma sequência recorde de 167 dias de estiagem, superando o marco anterior de 163 dias, registrado em 1963. A capital federal enfrentava um de seus períodos mais críticos, com impactos significativos para a população e o meio ambiente.
O evento no qual o presidente discursou foi a sanção de um projeto que cria programas nacionais voltados para a aviação e o biometano, chamado de “combustível do futuro”. A nova legislação também revisa os percentuais de mistura de etanol na gasolina e de biodiesel no óleo diesel, além de incentivar o uso do diesel verde e de combustíveis sustentáveis e criar o marco legal para a estocagem de CO2 no subsolo.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: