Como será o futuro da humanidade?
A proposta chinesa constitui uma importante garantia para concretizar o Pacto para o Futuro
CMG – A Cúpula do Futuro realizada pelas Nações Unidas adotou o Pacto para o Futuro no domingo (22), que o secretário-geral, António Guterres, descreveu como um acordo histórico e uma “mudança radical em direção a um multilateralismo mais eficaz e inclusivo”.
O Pacto para o Futuro, que inclui o Pacto Digital Global e a Declaração de Compromisso com as Futuras Gerações, foca nos cinco temas de desenvolvimento sustentável, paz e segurança, inovação científica e tecnológica, juventude e futuras gerações, assim como governança global.
Como membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, a China apoiou firmemente o evento. O enviado especial do presidente chinês e chanceler do país, Wang Yi, apresentou quatro iniciativas sobre a construção de um futuro de paz, desenvolvimento, prosperidade, justiça e equidade, reiterando defender o sistema internacional cujo núcleo é as Nações Unidas, salvaguardar os direitos e interesses legítimos dos países em desenvolvimento, e promover uma globalização econômica inclusiva e universalmente benéfica.
A proposta chinesa constitui uma importante garantia para concretizar o Pacto para o Futuro e também condiz com as visões e os objetivos elaborados no documento.
Na última década, o conceito de comunidade com futuro compartilhado para a humanidade se tornou conhecido no mundo inteiro e foi incluído no documento das Nações Unidas. A China sugeriu a construção de comunidades no âmbito global voltadas ao espaço cibernético, segurança nuclear, proteção dos oceanos e saúde, além de apresentar três iniciativas globais. Como o secretário-geral António Guterres disse, a China já se tornou um importante pilar do multilateralismo e o objetivo da implementação do multilateralismo é construir uma comunidade com futuro compartilhado.
Quando pudermos converter separação, confronto e exclusão em unidade, cooperação e inclusão, um mundo mais promissor não será mais somente um sonho.
Tradução: Xia Ren
Revisão: Denise Melo
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: