Conselheiro de segurança nacional dos EUA visita China para comunicação estratégica
Segundo o alto funcionário, o ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, terá uma profunda troca de opiniões com Sullivan
CMG – O conselheiro de segurança nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, visitará a China de 27 a 29 deste mês para uma nova rodada de comunicação estratégica, anunciou o Ministério das Relações Exteriores da China nesse sábado (24).
Neste domingo (25), o responsável pelo departamento de assuntos da América do Norte e Oceania da chancelaria chinesa apresentou à imprensa informações sobre a rodada.
Segundo o alto funcionário, o ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, terá uma profunda troca de opiniões com Sullivan sobre relações entre os dois países, questões sensíveis e críticas nos âmbitos regional e internacional.
“A China expressará suas opiniões sérias sobre a questão de Taiwan e seu direito ao desenvolvimento e a segurança estratégica, além de fazer sérias exigências”, disse o alto funcionário da chancelaria chinesa.
A fonte acrescentou que a questão taiwanesa é a primeira linha vermelha intransponível nas relações sino-estadunidenses e a “independência de Taiwan” é o maior risco para a paz e a estabilidade entre os dois lados do estreito.
“Os EUA devem respeitar o princípio de uma só China e as disposições dos três comunicados conjuntos entre China e EUA e cumprir seu compromisso de não apoiar a ‘independência de Taiwan’”, salientou o alto funcionário chinês.
tradução: Shi Liang
revisão: Patrícia Comunello
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: