TV 247 logo
      HOME > China

      Entrevista exclusiva do CMG com conselheiro sênior do governo interino de Bangladesh

      Yunus lembrou que sua vista à China desta vez coincide com o 50º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países

      CGTN – O conselheiro sênior do governo interino de Bangladesh, Muhammad Yunus, concedeu recentemente uma entrevista exclusiva ao Grupo de Mídia da China (CMG, na sigla em inglês).

      Yunus lembrou que sua vista à China desta vez coincide com o 50º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países. Ambas as partes têm percorrido um caminho extraordinário ao longo de meio século e agora é um momento oportuno para celebrar a amizade tradicional bilateral. Para ele, os laços entre as duas nações estão no auge da história e o governo chinês pode desempenhar um papel fundamental para impulsionar a transformação econômica de Bangladesh e criar um futuro melhor, especialmente para os jovens do país.  

      Yunus destacou a necessidade da Iniciativa Cinturão e Rota. Segundo ele, o país é o primeiro da Ásia do Sul que assinou este acordo cooperativo por ter uma urgência de realizar a interconectividade. O conselheiro priorizou a construção da rede rodoviária para servir ao desenvolvimento saudável do país e apontou que a iniciativa mencionada é significativa para concretização dessa meta e que todos os residentes ao longo do trajeto poderão ser beneficiados pelo projeto.

      O conselheiro ainda espera levar as relações amistosas dos dois países a um novo patamar. Ele afirmou que, no passado, as suas parcerias econômicas e comerciais tinham um tamanho relativamente pequeno; e agora, deseja que ambos os lados aprofundem tal relacionamento através de diversas formas. Yunus ainda ressaltou a importância da promoção das relações bilaterais por meio de intercâmbios interpessoais, linguísticos e culturais.

      Segundo Yunus, Bangladesh está empenhado em alcançar o objetivo de deixar o grupo de países mais atrasados em 2026. Ele manifestou o apreço pela erradicação da pobreza pela China através de ações concretas e avaliou positivamente o menor custo de produção e a melhor qualidade de serviço do país, afirmando que tudo isso reflete a mobilização efetiva do povo pelo governo chinês, especialmente dos jovens, cujos trabalhos não só beneficiam seu próprio país, como também o mundo inteiro.

      Tradução: Xie Haitian

      Revisão: Gabriela Nascimento

      Fonte: CMG

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: